★ CIES ★

Circuito de Esporte Secundarista

 

★ O que é? De onde veio? Como chegou aqui?

    O CIES, Circuito de Esporte Secundarista ou Circuito Esportivo Secundarista é um projeto que surge em conjunto com a construção do Circuito Cultural. Ao refundar o CIRCUS da UBES notamos que seria interessante englobar também alunos que não são ligados ao conjunto da cultura mas se organizam através do esporte. 

 
    Nesse sentido os projetos são muito tem a mesma cara mudando apenas o foco e trazendo então um espaço na UPES para que se incentive a prática do esporte dentro das escolas do estado. 
 
    Essa gestão da UPES, veio com um objetivo que nos guia todos os dias, a vontade de inovar, avançar, ir cada vez mais longe e, por esse motivo, queremos ser os pioneiros nesse projeto que sem dúvida vai balançar o estado! Cola com a UPES e vem junto levar o esporte para todos os espaços de ensino e ruas do Paraná!
 

★ Quero o CIES movimentando minha cidade! Como fazer?

    Antes de mais nada queremos deixar claro que essa é apenas uma proposta de logística e que todos os municípios têm autonomia para fazer as atividades como acreditarem que seja melhor, tendo isso claro, vamos a proposta!
 
    A ideia da UPES é fazer o CIES em 4 (quatro) etapas, sendo uma dessas opcional. Mãos na massa!
 
★ ETAPA 1 - Na minha Escola com o meu Grêmio!
    Toda escola tem a galera ligada nos esportes, o objetivo da primeira etapa da CIES é encontrar essa galera, seja ela a galera que gosta de futebol, ou jogar vôlei, ou até mesmo a galera que curte skate ou fazer atletismo, jogar xadrez e etc. Encontrar essa galera é simples, faça uma pesquisa na sua escola e comece a reunir os grupos para que esses comecem a desenvolver atividades esportivas 
 
    Esses campeonatos podem rolar em um inter turmas do Grêmio junto com a Escola ou se vocês encontrarem dificuldades para fazer o inter turma tente apenas reunir pequenos times para disputarem umas partidas no intervalo da escola ou em um sábado que o colégio fique aberto.
 
★ ETAPA 2 - Na minha Cidade com a minha UMES?
    Depois de ter encontrado e organizado a galera das escolas tudo fica muito mais fácil, mesmo parecendo que organizar um evento desse para uma cidade toda é mais difícil não se assuste, essa etapa também tem duas maneiras! Em uma delas você pode, através da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (caso tenha) e também com parcerias como do Sesc, Secretaria Municipal de Esporte e outros órgãos que incentivam o esporte no município, fazer um grande CIES Municipal. Caso ache complicado pode fazer também da segunda maneira que é integrar escolas, time x da modalidade y da Escola Z disputa uma partida num determinado dia com o time X da mesma modalidade da Escola Y, e o da Escola Y na Escola Z e assim vai! 
 
    Cada município tem sua dificuldade, e cada galera deve encarar a suas dificuldades, o que não dá é ficar fora dessa e deixar realizar a segunda etapa do CIES! (OBS: Caso seu município não tenha União Municipal dos Estudantes Secundaristas, visite a página das Uniões Municipais no menu aqui ao lado e saiba como fazer uma, se achar difícil, entra em contato com a UPES que nos damos uma força.)
 
 
★ ETAPA 3 - Na minha Região, integrando as UMES? [OPCIONAL]
    Que louco não, nessa etapa, já viramos amigos de todos os times e já conhecemos várias modalidades, já deu para trocar contato, marcar uma pelada ou um treino junto e tudo mais. Já somos uma rede esportiva, formada por secundaristas da cidade toda e mais do que isso, sabemos que em outras cidades está acontecendo a mesma coisa. E percebemos que podemos ir ainda mais longe. "Sozinhos somos mitos, juntos somos lenda" (autor desconhecido).
 
    Beleza, já ta tudo organizado já rolou campeonato municipal aqui e ali e agora quem sabe podemos fazer algo maior, um campeonato regional do CIES. Com cidades próximas mesmo, por exemplo: Maringá e Sarandi que tem UMES nas duas, Ponta Grossa e Piraí do Sul que também tem UMES nelas, ou até mesmo Curitiba e as 5 UMES da Região metropolitana, nada que precise tanto esforço. E pode ser feita também de duas maneiras. A primeira, lógico, um campeonato regional organizado num conjunto das UMES e parceiros e a segunda maneira mais simples: Time X, da modalidade T, do Colégio Y da Cidade Z joga contra o Time R, da mesma modalidade, da escola W da Cidade G. E assim vai integrando da mesma maneira que foi nas outras etapas. (OBS: Como escrito lá em cima essa etapa é opcional, mas acreditamos que pode ser muito legal que ela aconteça, além de ampliar as atividades, aprendemos a nos organizar melhor, conseguimos mais experiência e etc).
 
★ ETAPA 4 - No meu estado, com todos os Grêmios, todas as UMES e com a UPES! [Etapa Final]
    Enfim chegamos a grande final! Sinceramente estamos extremamente ansiosos para saber qual o tamanho dessa etapa, e o tamanho dela na realidade não depende dos diretores da UPES ou de uma pessoa ou outra, A etapa final do CIES da UPES será grande se desde cada uma das fases todos os envolvidos se entreguem de verdade e se esforcem o máximo para fazer grandes etapas. O resultado do trabalho coletivo feito de maneira eficaz vai ser o medidor da final, e não temos dúvida que esta  tem tudo para ser gigante!
 
    Essa etapa será organizada pela UPES, a ideia é organizá-la a cada dois anos, mesmo tempo com que se troca a gestão da UPES, logo cada gestão deve, além de incentivar todas as etapas, organizar a etapa final que deve reunir representantes de todas as cidades que fizeram a 2º etapa ou regiões que fizeram a 3°.
    Mesmo para os diretores da UPES esse é um projeto muito ousado, que como dissemos lá em cima, no início do texto, é uma proposta e pode/deve sofrer algumas alterações conforme forem surgindo as necessidades. 
 

OS HOLOFOTES JÁ ACENDERAM, A TORCIDA JÁ AGUARDA ANSIOSA.  É HORA DE COLOCAR NOSSOS ATLETAS NO CAMPO E DEIXAR A PARTIDA COMEÇAR!