A nossa história ninguém apaga!

Fundada em 17 de junho de 1945, a UPES, União Paranaense dos Estudantes Secundaristas, entidade que no próximo ano completa 70 anos de história, luta e combatividade, é a entidade máxima de representação de todos(as) os(as) estudantes de ensino fundamental, médio, técnico, pré-vestibular e ensino para jovens e adultos das redes pública e particular municipal, estadual e federal, um universo de mais de 3 milhões de estudantes em toda sua base, tornando-se, dessa maneira, a maior entidade de representação do movimento social do estado do Paraná.
 
Durante estes quase 70 anos a história da UPES mistura-se com a história do nosso estado, essa entidade travou as principais lutas em defesa da educação, dos estudantes e do povo paranaense. Entre essas podemos listar como principais a luta pela redemocratização do Brasil, pelo fora Collor, Diretas Já, pelo passe estudantil, contra a venda da COPEL e tantas outras. 
 
Além das lutas mais atuais como o movimento 'Caça Fantasmas' na ALEP, a luta pelo passe livre estudantil, por uma educação pública, gratuita e de qualidade, pela aprovação do estatudo da juventude e pela destinação de 50% do fundo social do pré sal, 100% dos royalties e 10% do PIB nacional investidos em educação pública. 
 
Entretanto, entendemos que ainda há muito a se fazer, e sabemos que a juventude hoje cobra resultados melhores e mais ágeis do Brasil para problemas que vem de longa data e é por isso que não arredamos o pé da luta e construimos a cada novo dia uma UPES maior, com mais luta e mais próxima do povo.