Gestão 2011|2013

 

Confira nessa página todas as atividades que a UPES realizou! 

Congresso da UPES

O 50º Congresso da UPES foi sem dúvida um congresso que ficará marcado na história pelo seu tamanho e pela quantidade de cidades participantes. Em dois dias de congresso movimentamos a cidade de Arapongas, fizemos debates, passeatas e construímos, junto com estudantes de mais de 40 cidades do estado, um projeto avançado de gestão para a entidade. Além disso elegemos Felipe Barreto, presidente da mesma.

 
Criação do Site Oficial
Nos primeiros dias de gestão o coletivo de comunicação da UPES, atualmente dirigido por Higor Juan Bernardino, lançou o site oficial da entidade (www.upespr.com.br) que hoje está entre os sites mais completos das entidades estaduais. Nele você pode conhecer toda a história da UPES, e ainda fazer parte da construção dela. Um site com um designer arrojado que consegue chamar a atenção tanto da juventude quanto das pessoas com mais idade.
 
Campanha contra Preconceitos
Junto com o lançamento do Site, a UPES também lançou campanha contra qualquer tipo de preconceito, seja ele social, racial, sexual ou de gênero. Essa campanha foi levada a todas as regiões do estado através das Uniões Municipais dos Estudantes Secundaristas. Mostrando assim, o interesse da entidade em formar estudantes com pensamento critico e sem preconceitos em todo o estado.
 
Campanha UPES dominando as Redes
Essa campanha mostrou-se um grande sucesso, nela todos os estudantes que já conheciam a UPES se juntaram ao coletivo de comunicação para, através da internet, apresentar a entidade a mais estudantes paranaenses. Em poucos dias já tínhamos o triplo de pessoas acompanhando a UPES em todas as redes sociais e opinando sobre as atividades que seriam realizadas.
 
Fundação da União Guaratubana dos Estudantes Secundaristas (UGES) 
Em um congresso que envolveu, alunos, professores, diretores e a população da cidade de Guaratuba no litoral do Paraná, fundamos a entidade municipal que hoje é a única credenciada a UPES na região litorânea. Esse congresso contou com muitos participantes e desde então esses estudantes tem colaborado e levado a UPES a cada aluno do Litoral do Paraná.
 
Participação na Eleição de diretores
Não há dúvidas que temos hoje em um grande número de colégios, diretores que foram eleitos depois de conversas com os grêmios estudantis, grêmios esses que foram orientados pela UPES a cobrarem dos mesmos uma atuação que apóie e incentive os mesmos, e que façam uma gestão democrática nos próximos anos.
 
Reconstrução da ACES
No dia 29 de Novembro, estudantes de Cascavel junto a membros do DCE da Unioeste, refundaram a Associação Cascavelense dos Estudantes Secundaristas, essa que tem sua direção provisoriamente dirigida pela Estudante Gianni Broetto, e irá realizar novo congresso no mês de abril para colocar mais uma vez uma das entidades mais importantes do Paraná em um eixo direto de ligação com a UPES.
 
Congresso da UBES
Entre os dias 01 e 04 de Dezembro participamos do congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, que elegeu após grandes discussões e debates com estudantes dos 27 estados do Brasil, Manuela Braga presidente. Essa gestão que já começa com grandes lutas e com bandeiras de lutas ousadas para os próximos dois anos conta com a participação de grande parte das entidades estaduais do Brasil para ajuda-la a alcançar esses objetivos. Entre elas está a UPES.
 
Ocupa ALEP
No mês em que a União Nacional dos Estudantes e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas mobilizaram-se no #OcupeBrasília em defesa de bandeiras nacionais do movimento estudantil como 10% do PIB para Educação, 50% do Fundo Social do Pré Sal para Educação e a Garantia da Meia Entrada, União Paranaense dos Estudantes Secundaristas, a União Paranaense dos Estudantes, a Central dos Trabalhadores do Brasil e diversas outras entidades do movimento social paranaense ocuparam a Assembléia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP), em prol da saúde pública do estado que pretende ser privatizada.
 
Ocupe Brasília
Estudantes paranaenses, junto a estudantes de todo Brasil e das entidades nacionais como a União Nacional dos Estudantes, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e a Associação Nacional dos Pós Graduandos, estiveram durante uma semana acampados no gramado da Esplanada dos Ministérios em Brasília na luta por importantes bandeiras de luta nacionais. Esses guerreiros paranaenses representaram não só a UPES mas também a UPE nessa grande Movimentação.
 
Conferência Nacional da Juventude
Representantes da UPES e da UPE estiveram presentes na II Conferência Nacional de Políticas Públicas para a Juventude. Conferencia essa que deliberou importantes diretrizes que sem dúvida irão colocar a Juventude Brasileira onde merece, sendo reconhecida e respeitada por todos.
 
Acampamento da UPES
Depois de ocuparmos a Assembléia Legislativa do Paraná os estudantes que não participaram do #OcupeBrasília e da II CNPPJ ficaram acampados na Sede da UPES que ainda enfrenta judicialmente a Incorporadora Menezes que tenta tirar dos estudantes paranaenses a sede que faz parte de nossas conquistas e de nossa história.
 
Posse da Nova Diretoria da UPES
Mesmo com muita atividade já feita a diretoria executiva da UPES tomou posse oficialmente da gestão no dia 25 de Janeiro, no meio do Acampamento da UPES. O evento contou com mais de 200 pessoas e com a presença de representantes dos movimentos sociais que em suas falar referendaram a luta que a UPES vem tendo com a Sede e deixando claro que todo apoio por parte dos movimentos sociais será dado. 
 
Curso e Debate Sobre Grêmios 
No dia 5 de fevereiro realizamos o primeiro curso de formação e debate sobre grêmios estudantis na sede da UPES, o curso contou com grêmios de várias regiões de Curitiba, de onde saímos com uma resolução completa sobre o futuro que queremos para cada escola e qual o papel dos grêmios estudantis nesse espaço de ensino. 
 
Ato pela Educação junto à APP Sindicato
A UPES, juntamente com a UPE, APP Sindicato e vários outros setores do movimento social levaram as ruas da capital paranaense mais de 10.000 pessoas em uma paralização geral dos professores por reajuste salarial, 10% do PIB para educação, 33% de hora atividade e aplicação do piso nacional salarial dos professores da rede pública no estado. 
 
Lançamento da Campanha: Nós Só Queremos Ser Ouvidos!
No dia 15 de fevereiro a UPES lançou em seu portal a campanha estadual pela criação de novos grêmios e pela efetivação na prática da Lei do Grêmio Livre. Essa campanha aconteceu em todas as cidades do estado onde existem organizadas as Uniões Municipais de Estudantes Secundaristas. 
 
Campanha de Fundação de Grêmios
A campanha Nós Só Queremos Ser Ouvidos! começou na prática no dia 16 de fevereiro e fundou grêmios em todas as cidades do estado até o dia 28, dia em que a UPES encerrou, não oficialmente, a campanha que ainda vem acontecendo ao decorrer dos meses em algumas cidades. Essa campanha fundou em duas semanas uma média de 90 grêmios em todos os cantos do estado.
 
Seminário de Gestão da UBES 
Representantes da UPES participaram nos dias 05, 06 e 07 de março do Primeiro Seminário de Gestão da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas em São Paulo - SP onde dirigentes de todo Brasil debateram os rumos da Entidade Secundarista Nacional e discutiram sobre qual o papel de cada estado nesse projeto. 
 
Marcha Nacional de Mulheres 
Representantes da UPES estiveram também na Marcha Nacional de Mulheres realizada pela União Brasileira de Mulheres no dia 08 de março na capital paulista, onde durante o evento reafirmaram a luta conjunta de homens e mulheres pelo fim da opressão do homem e do estado sobre as mulheres do Brasil.
 
Campanha de Fundação de Grêmios
Visto o sucesso da primeira Campanha de Fundação de Grêmios a UPES investiu mais 18 dias na 2º campanha que aconteceu entre os dias 12 e 30 de março. O diferencial desta é que, além de todas as cidades que tem UMES fazerem a campanha, inserimos em nosso mapa de mobilização também as regionais perto dessas cidades. 
 
Diretores da UPES fundam UNESPI - União dos Estudantes Secundaristas de Pinhais
No dia 14 de Março, aconteceu na cidade de Pinhais o congresso que fundou a UNESPI - União dos Estudantes Secundaristas de Pinhais, o congresso contou com a presença das principais autoridades da cidade e com estudantes de todos os colégios de Pinhais. No final do evento, Kelly Aline foi eleita presidenta da entidade. 
 
1º Passeata da Jornada de Lutas - Foz do Iguaçu 
Mesmo com a campanha de Grêmios acontecendo, a UPES e a diretoria da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Foz do Iguaçu - UMEFI fizeram a primeira passeata da Jornada de Lutas Nacional, essa passeata reuniu cerca de 700 estudantes das principais escolas da cidade e parou a Av. Brasil, principal via de acesso do Brasil para o Paraguai.
 
1º Evento da Campanha do Se Liga 16 - Piraí do Sul
No dia 27 de Março a UPES juntamente com a diretoria da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Pirai do Sul - UMESP fizeram, simultaneamente as mobilizações da Campanha de Grêmios e da Jornada de Lutas o primeiro evento paranaense pelo voto consciente aos 16 anos (Se Liga 16) que foi a todas as escolas da cidade divulgar a campanha e incentivar os estudantes a tirarem seus títulos de eleitor. No final do dia, diretores da UPES e da UMESP fizeram uma coletiva de imprensa para a cidade falando sobre a campanha.
 
Refundação da União dos Estudantes Secundaristas de Araucária - UNESA
No dia 28 de Março, aconteceu na cidade de Araucária o congresso que refundou a lendária UNESA, o congresso contou com a presença das principais autoridades da cidade, ex presidentes da entidade e com estudantes de todos os colégios de Araucária. No final do evento, Genildo Carvalho Filho foi eleito presidente da entidade. 
 
2º Passeata da Jornada de Lutas - Maringá
Enquanto alguns diretores da UPES acompanhavam o congresso da UNESA (Citado Acima) outros estavam em Maringá para realizar a segunda passeata paranaense da Jornada Nacional de Lutas em Maringá. Diretores da UPES e da União Maringaense dos Estudantes Secundaristas levaram as ruas mais de 800 estudantes para cobrar do governo melhorias na educação.
 
3º Passeata da Jornada de Lutas - Cascavel
O Março Verde e Amarelo da UBES encerrou-se no Paraná no dia 30 de Março com a última passeata da Jornada de Lutas que aconteceu em Cascavel e levou mais de 1000 estudantes as ruas, com essa passeata a UPES bateu mais um recorde na gestão sendo o Paraná o único estado a fazer três passeatas da Jornada de Lutas da UBES e UNE. 
 
Congresso de Reconstrução da União Sarandiense dos Estudantes Secundaristas - USES 
Março sem dúvidas foi um mês cheio no Paraná, terminamos o mês com o Congresso que reconstruiu a União Sarandiente dos Estudantes Secundaristas, congresso esse, que levou estudantes dos principais colégios de Sarandi e que no final do evento elegeu Felipe Volpato Freire presidente da USES.
 
Congresso da União Maringaense dos Estudantes Secundaristas - UMES 
Mesmo sendo num domingo, o 1º de abril ficou marcado em Maringá com o Congresso da União Maringaense dos Estudantes Secundaristas, que reuniu depois de um grande ato da jornada de lutas, estudantes de diversos colégios da cidade. No final do congresso a atual presidente da UMES, Juliete passou o cargo a Fabiana Martins que foi eleita de forma unânime pelos estudantes. 
 
Congresso de Reconstrução da  União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Ponta Grossa - UMESP 
A quarta maior cidade do estado viu no dia 14 de abril um grande congresso que refundou a UMESP, entidade que sempre esteve presente nas lutas cotidianas dos estudantes pontagrossenses. O congresso contou com mais de 150 estudantes de todos os colégios da cidade e elegeu Gustavo Martinkoski presidente dessa nova gestão. 
 
Congresso da Associação Cascavelense dos Estudantes Secundaristas - ACES
Enquanto um grupo de diretores acompanhava o congresso de reconstrução da UMESP (Citado Acima) outro grupo fazia no mesmo dia e mesmo horário o congresso da Associação Cascavelense dos Estudantes Secundaristas, no mesmo dia a 3º maior cidade do estado (Cascavel) e a 4º maior (Ponta Grossa) realizaram os congressos de suas UMES. Em Cascavel Gianni Broetto foi reeleita presidente da ACES. 
 
Congresso de Reconstrução da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Curitiba - UMESC
Passamos pela 4º maior cidade do estado, pela 3º maior e agora chegamos a MAIOR cidade do estado onde refundamos depois de alguns anos a principal entidade municipal do Paraná, a UMESC. Entidade essa que foi pioneira em muitas lutas com a UPES e nos anos em que a UPES ficou desativada. Entidade essa que foi presidida pela atual ministra chefe da casa civil, Gleisi Hoffmam. Este congresso que elegeu André Leonardo Zioli presidente da UMESC levou a reitoria da UFPR mais de 250 pessoas e diversas autoridades que foram prestigiar o grande congresso realizado no dia 21 de abril.
 
2º Evento da Campanha do Se Liga 16 - Guaratuba 
No dia 27 de Abril, exatamente um mês após o primeiro evento, a UPES juntamente com a diretoria da União Guaratubana dos Estudantes Secundaristas - UGES, fizeram o  segundo evento paranaense pelo voto consciente aos 16 anos (Se Liga 16) que foi a todas as escolas da cidade divulgar a campanha e incentivar os estudantes a tirarem seus títulos de eleitor.
 
Congresso de Reconstrução da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Colombo - UMESC
Encerramos abril com mais uma UMESC, desta vez na cidade de Colombo, região metropolitana de Curitiba. Congresso este que contou com autoridades locais e muitos estudantes de variados colégios. O diretor regional da UPES, Thiago Cruz foi eleito presidente da entidade.
 
Congresso de da União Municipal dos Estudantes de Foz do Iguaçu - UMEFI
Encerramos abril com mais um congresso, realizado no mesmo dia do congresso da UMESC Colombo. Esse congresso aconteceu em Foz do Iguaçu. Congresso esse em que Maiara Oliveira dos Santos passou a faixa de presidente à Maria Carolina Cruz Lasta estudante do Colégio Estadual Bartolomeu Mitre.
 
Congresso da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Pontal do Paraná - UMESPP
Começamos maio, mas exatamente no dia 03, fundando a segunda entidade municipal do litoral paranaense, em um congresso grande e representativo, os estudantes das praias (Pontal do Paraná) fundaram junto com a UPES sua união municipal. Anderson Blap entra para a história da entidade como o primeiro presidente da mesma. 
 
Encontro Municipal dos Estudantes Secundaristas - São José dos Pinhais 
No mesmo dia do congresso da UMESPP, logo subindo a Serra da Graciosa, estudantes da grande São José dos Pinhais, cidade da região metropolitana de Curitiba, fizeram o primeiro encontro municipal dos estudantes. Este contou com estudantes de todas as escolas do município e deu o ponta-pé inicial para o congresso da UMES São José dos Pinhais que irá acontecer no segunda semestre. 
 
Congresso da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Quatro Barras 
No dia 04 de Maio representantes da UPES foram a cidade de Quatro Barras para realizar o grande congresso da UMES Quatro Barras, o congresso contou com diversos representantes de colégios públicos e privados da cidade e elegeu Suzanna Chavez presidente da UMES.
 
3º Evento da Campanha do Se Liga 16 - Ponta Grossa
Maio foi o mês do Se Liga 16! Diretores da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas junto com os diretores recém eleitos da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Ponta Grossa realizaram durante os últimos dias para a retirada do título eleitoral a campanha nos maiores colégios da cidade. 
 
Encontro de Grêmios Estudantis em Marechal Cândido Rondon 
Diretores regionais da UPES realizaram no dia 05 de Maio o primeiro encontro de Grêmios em Marechal Cândido Rondon. Esse encontro aconteceu com grande parte dos grêmios da cidade e na pauta estava principalmente a fundação da Associação Rondonense dos Estudantes Secundaristas - ARES
 
4º e 5º Evento da Campanha do Se Liga 16 - Maringá e Curitiba 
Assim como em Ponta Grossa, diretores regionais da UPES junto com as também recém eleitas novas diretorias da União Maringaense dos Estudantes Secundaristas e União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Curitiba invadiram os colégios das cidades para conscientizar os estudantes da importância de se fazer o título de eleitor e de se votar consciente. 
 
Congresso de fundação da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Almirante Tamandaré
Em um congresso que envolveu, alunos, professores, diretores e a população da cidade de Almirante Tamandaré na região metropolitana de Curitiba. Esse congresso contou com muitos participantes e desde então esses estudantes tem colaborado e levado a UPES a cada aluno da cidade. 
 
Aprovação do Meio Pedágio para Estudantes Paranaenses
Dia 15 de Maio ficará marcado na história da UPES e da UPE, neste dia com muita luta conjunta com parlamentares conseguimos aprovar a lei que garante meia tarifa de pedágio para estudantes que viajam para estudar no Paraná.
 
Ato em Pato Branco apoia greve dos professores
No dia 25 de maio, diretores regionais da UPES junto com diretoria da Associação Patobranquense dos Estudantes Secundaristas - APES ganham as ruas de Pato Branco em apoio a greve dos professores, ato contou com centenas de estudantes e reafirmou a luta pela educação onde professores e estudantes estão juntos na busca por uma educação de qualidade. 
 
Primeiro Encontro de Mulheres Estudantes da UPES e UPE
Aconteceu nos dias 02 e 03 de junho na Universidade Tecnológica Federal do Paraná o primeiro encontro paranaense de mulheres estudantes da UPES e UPE. O encontro reafirmou a luta das entidades paranaenses contra qualquer tipo de agressão às mulheres e pensou em políticas de apoio a mulher no estado. 
 
UPES na Rio+20 e na Cúpula dos Povos da ONU
Diretores da UPES foram ao Rio de Janeiro parar participar dos eventos na Cúpula dos Povos da Rio+20, evento da ONU que reúne lideranças de diversos países para debater o desenvolvimento sustentável do mundo. 
 
Marcha dos Estudantes - Brasília - DF
Estudantes da UPES, acompanhados dos diretores da entidade, participaram no dia 26 de Junho da Marcha dos Estudantes em Brasília que foi precionar os deputados a aprovarem os 10% do PIB para a Educação. O percentual foi aprovado e levado agora ao Senado Federal. 
 
Ato contra o Golpe no Paraguai - Foz do Iguaçu - PR
Diretores da UMEFI e da UPES acompanharam no dia 27 de Junho de 2012 o ato que unificou os povos brasileiros e paraguaios contra o Golpe sofrido pelo Presidente Lugo. 
 
Ato pela Suspensão do Calendário Escolar na UTFPR
UPES, UPE, DCU UTFPR e GRÊMIO UTFPR realizaram no dia 29 de Junho de 2012 uma ato pela suspensão do Calendário Escolar da UTFPR e também pela não retaliação dos professores e estudantes grevistas. Calendário foi suspenso. 
 
UPES e UPE realizam ato em Todas as Instituições Federais 
Greve Geral em Toda Federal, aconteceu no dia 04 de Julho uma manifestação em todo estado para que as reivindicações dos professores fossem ouvidas, UPES e UPE movimentaram mais de 30 cidades no dia para realizar ato de estudantes em apoio a greve dos professores.
 
UPES presente na votação das Cotas em Brasilia - DF
No dia 11 de Julho diretores da UPES e todas as entidades do Brasil ganharam o Distrito Federal para pedir a aprovação das cotas raciais e a defesa de 50% de reserva de vagas nas Federais para estudantes de Escolas Públicas. Projetos aprovados
 
UPES lança Circuito de Cultura Secundarista - CIRCUS
Em 25 de Julho, logo no retorno das férias a UPES lança o projeto pelo incentivo a cultura nas escolas, O Circus - Circuito de Cultura Secundarista vista levar arte e cultura para as escolas, cidades e regiões.
 
Em conjunto com a UPE, UPES lança nota de repúdio e preciona governo contra o convênio com Wallmart
No dia 31 de Julho de 2012 fizemos em parciria com a entidade universitária, uma nota de repúdio contra o convênio fechado do Governo do Estado e a Rede de mercados Wallmart, convênio esse que trata os estudantes como mercadoria. 
 
#UPES e UPE realizam grande Twittaço para abrir o Mês dos Estudantes
No primeiro dia de Agosto a UPES junto com as UMES e a UPE realizaram no estado um grande Twittaço para abrir o #MêsDosEstudantes nesse twittaço deixamos claro ao Governador que não somos mercadoria e não queremos ser tratados como tal. 
 
UPES lança Circuito de Esporte Secundarista - CIES
Duas semanas depois de lançar o CIRCUS, no dia 07 de Agosto a UPES lança o projeto pelo incentivo ao esporte e lazer nas escolas, O CIES - Circuito de Esporte Secundarista. 
 
UMEFI realiza em Parceria com a UPES, 1º Encontro Municipal de Grêmios
No dia 10 de Agosto de 2012 realizou-se o I Encontro de Grêmios de Foz do Iguaçu, com a participação de muitos estudantes discutindo sobre política, Integração Latino-Americana e outros tópicos, foi uma tarde de lazer e debate entre os jovens.
 
UPES refunda UMES - União Mourãoense dos Estudantes Secundaristas
Em um congresso grande com muitas participações, diretores da UPES, representantes de grêmios estudantis, autoridades e estudantes em geral refundaram no dia 18 de Agosto de 2012 a União Mourãoense dos Estudantes Secundaristas 
 
UPES e UPE fazem ato pelo Fim da Greve e posicionamento do Governo
Ato realizado em diversas cidades no dia 22 de Agosto pediam aos governantes do Brasil um posicionamento claro e rápido afinal a greve nas federais já completava seus 3 mêses. Mesmo ato aconteceu em Vários estados do Brasil 
 
UPES realiza em Conjunto com a UMESC de Curitiba o 1º CIRCUS e CIES Municipal 
Realizado no dia 16 de Setembro de 2012, o primeiro CIRCUS feito na cidade de Curitiba atraiu muitos jovens, estudantes de toda parte da cidade para o evento que misturou, cultura e esporte no mesmo local e conquistou muita gente.  
 
UPES refunda UMESUV - União Municipal dos Estudantes Secundaristas de União da Vitória
Realizado junto com o CIRCUS de União da Vitória, no dia 29 de Setembro, o congresso de refundação da UMES contou com muitos estudantes e autoridades do municipio. Filipe Azevedo foi eleito presidente da entidade. 
 
UPES participa da 63º Caravana da Anistia 
Diretores da Entidade participaram de atos realizados pela Comissão da Verdade nesta que foi a 63º Caravana da Anistia que aconteceu em Curitiba nos dias 25 e 26 de Outubro. 
 
UPES refunda ARES - Associação Rondonense dos Estudantes Secundaristas 
Em um congresso muito grande, com participação de todas as escolas de Marechal Candido Rondon, a UPES em parceria com os grêmios das cidade refundaram a ARES, entidade que representa todos os estudantes Secundaristas do Estado. O congresso realizado no dia 27 de outubro elegeu Katriel Kochem presidente. 
 
UPES convoca todos os estudantes para 2º Encontro Nacional de Grêmios da UBES
Com uma agenda cheia de novidades, os estudantes do Paraná começam Janeiro com 3 grandes eventos. Encontro Nacional de Grêmios, Encontro de Mulheres estudantes e Festival de Cultura Secundarista da UBES. Esses eventos foram convocados no dia 08 de Novembro de 2012. 
 
Diretores da UPES fundam e auxiliam grêmios a se credenciarem para o 2º ENG da UBES.
 Do dia 08 de Novembro até o dia 26 de Novembro os diretores da UPES estarão em várias cidades auxiliando grêmios a credenciarem-se para o 2º Encontro Nacional de Grêmios. 
 
UPES funda UMESCM - União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Cruz Machado
Em um congresso que contou com representantes de todas as escolas da cidade e também autoridades do Municipio, neste dia 23 de Novembro aconteceu, o congresso da UMESCM que elegeu Jean Carlos Werus presidente.
 
Diretores e estudantes do Paraná participam do 2º Encontro Nacional de Grêmios
De 18 a 20 de Janeiro de 2013 diretores e estudantes representaram o Paraná no 2º Encontro Nacional de Grêmios Estudantis da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas que aconteceu em Recife-PE.
 
Diretores e estudantes do Paraná participam do 2º Encontro Nacional de Mulheres da UBES
No dia 21 de Janeiro de 2013 diretores e estudantes representaram o Paraná no 2º Encontro Nacional de Mulheres estudantes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas que aconteceu em Recife-PE.
 
Diretores e estudantes do Paraná participam do 8º Bienal de Cultura e Arte da UNE
Entre os dias 22 e 26 de Janeiro de 2013 diretores e estudantes representaram o Paraná no 8º Bienal de Cultura e Arte da União Nacional dos Estudantes que aconteceu em Recife-PE.
 
Diretores da UPES, junto com outras entidades lançar Jornada de Lutas da Juventude
Diretoria da UPES, junto a outras muitas entidades de juventude no Paraná formam nesse inicio de fevereiro a frente que irá organizar a Jornada de Lutas da Juventude do Paraná.
 
Diretores da UPES são indicados para representar os estudantes no Fórum Estadual de Educação
Felipe Barreto, presidente, e Higor Juan, diretor de comunicação, foram indicados no dia 15 de Fevereiro para serem,
respectivamente, delegado e suplente, no Fórum Estadual de Educação que constrõe as demandas da Conferência Nacional de Educação. 
 
UPES conquista processo judicial e garante que a sede seja dos estudantes. 
Depois de 10 anos de luta judicial, nesse dia 20 de fevereiro o processo foi encerrado com vitória para os estudantes, a sede é nossa!
 
UPES funda AGES - Associação Guarapuavana dos Estudantes Secundaristas
Em congresso com participação de todos os grêmios estudantis da cidade, diretores da UPES fundam a entidade secundarista dos estudantes de Guarapuava nesse 03 de março!
 
UPES em parceria com UMESCM e UMESUVA realiza primeira jornada de lutas de 2013
O ato que aconteceu dia 06 de março, levou mais de 800 estudantes dos maiores colégios de União da Vitória e Cruz Machado ás ruas reivindicando mais investimentos e atenção para a juventude. 
 
UPES em parceria com UMEFI realiza segunda jornada de lutas de 2013
O ato que aconteceu dia 12 de março, levou mais de 500 estudantes para ocupar as ruas de Foz do Iguaçu e garantir direitos para a juventude iguaçuense.
 
UPES convoca 1º Encontro Paranaense de Grêmios Estudantis
Com o tema "Na luta por uma nova escola" a gestão 2011|2013 da UPES convoca todos os estudantes do estado para participar do 1º Encontro Paranaense de Grêmios Estudantis da UPES. 
 
Para ampliar a participação no 1º EPGE, diretoria da UPES roda o estado mobilizando os Grêmios
Diretores da UPES mobilizam de Março a Junho 40 cidades e 300 escolas para o Encontro Paranaense de Grêmios Estudantis.
 
Encontro de Grêmios leva mais de 300 à Campo Mourão
Em um final de semana de muito frio e chuva, estudantes de mais de 40 cidades estiveram em Campo Mourão para participar do 1º Encontro Paranaense de Grêmios da UPES. 
 
UPES funda a Associação dos Estudantes Secundaristas de Capanema - AESC
Aconteceu na manhã de hoje, 04 de julho, no Centro Social de São Cristovão e com cerca de 100 lideranças estudantis, o congresso de fundação da Associação dos Estudantes Secundaristas de Capanema, na região sudoeste do estado. 
 
UPES realiza congresso da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São José dos Pinhais
Mesmo com muita chuva e frio, os estudantes de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, não se abalaram e compareceram em massa no congresso de uma das principais entidades municipais do Paraná, a UMES São José. 
 
UPES convoca CEEG e campanha pela fundação de novas UMES
Para pontencializar o Conselho Estadual de Entidades Gerai, convocado pela diretoria da UPES para aprovar o regimento do CONUPES, diretores da entidade voltam ao interior do estado para fundar ainda mais UMES. 
 
UPES funda União Rolandense dos Estudantes Secundaristas - URES
Ainda antes de acabar o primeiro semestre UPES funda mais uma UMES na região norte do estado, foi no dia 04 de julho, a URES, de Rolândia

UPES funda mais uma UMES na região litorânea, UMES Matinhos
Um dia depois de fundar URES, diretores da UPES fundam União Matinhense dos Estudantes Secundaristas, a 3º entidade fundada na região do litoral do estado. 
 
Ampliando a Rede da UPES na Região Metropolitana, UPES funda UMES em Mandirituba
Na volta as aulas, no dia 31 de julho, UPES funda mais uma UMES na região metropolitana de Curitiba, UMES Mandiritiba, elegendo Jussara presidente da entidade.
 
Começando bem o mês de agosto, UPES funda UMES em São Sebastião da Amoreira
Foi no segundo dia de agosto que a União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Sebastião da Amoreira, na região do Norte Pioneiro do estado foi fundada. 
 
Em um único dia, UPES mostra sua força e funda quatro novas Uniões Municipais
Fazendo valer a campanha pela criação da UMES, diretoria da UPES no dia 09 de agosto funda União Campo Larguense dos Estudantes Secundaristas, União Municipal dos Estudantes Secundaristas de General Carneiro, Associação Barbarense dos Estudantes Secundaristas e refunda a histórica União Beltronense dos Estudantes Secundaristas. 
 
Dias depois de fundar quatro UMES, diretoria da UPES funda mais três também em um único dia
Mostrando ainda mais sua força, quatro dias depois de fundar UMESGC, UCES, ABES e UBES, diretoria da UPES funda as UMES de Pranchita, Balsa Nova e Paiçandu. 
 
Corbélia e Santa Izabel do Oeste agora possuem UMES.
Os municípios de Corbélia na região Oeste e de Santa Izabel do Oeste na região do Sudoeste têm suas entidades municipais fundadas e agora fazem parte da rede de UMES da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas.
 
UGES de Guaratuba elege novo presidente e Santa Tereza do Oeste uma nova UMES
No mesmo dia que a UGES de Guaratuba elege Tiago Fruet presidente os estudantes de Santa Tereza do Oeste fundam sua UMES junto a diretores da UPES.
 
Mais quatro UMES são fundadas em um único dia, dessa vez foi no dia 16 de Agosto
Depois de uma semana de muitas UMES fundada, em mais uma demostração de força, diretores da UPES fundam uniões municipais em Marilândia do Sul, Itaperuçu, Marialva e Rio Bom. 
 
No dia 20 de agosto UPES funda UMES em Califórnia, Sabaudia e Tijucas do Sul
Três novas UMES são fundadas, Califórnia, na região do Vale do Ivai, Sabaudia na região Norte e Tijucas do Sul na região metropolitana da capital do estado. 
 
Um dia, cinco Uniões Municipais dos Estudantes Secundaristas fundadas
Agora foi a vez das cidades de Santo Antonio do Sudoeste, Mauá da Serra, Campina Grande do Sul, São Miguel do Iguaçu e Paranavai terem suas UMES fundadas pela diretoria da UPES. 
 
Chegando no final da campanha pela fundação de UMES, diretores fundam mais quatro
Depois de um resultado já positivo da campanha que está chegando ao final, nesse dia 26 de Agosto, diretores fundam UMES de Paulo Frontin, Rio Branco do Sul, Nova Prata do Iguaçu e Alto Paraná.
 
Encerrando a campanha pela fundação das UMES, diretoria funda cinco entidades municipais
Para encerrar essa que foi a maior campanha de fundação de UMES, a diretoria da UPES funda as UMES de Castro, Cafelandia, Medianeira, Campo  Magro e Mandaguaçu. Encerrando assim, no dia 27 de agosto a campanha, obtendo um resultado de 66 UMES na base da UPES a maior base de Municípios dos 68 anos da entidade. 
 
CEEG da UPES reune mais de 50 entidades e aprovada regimento, data e local do 51º CONUPES
Conselho Estadual de Entidades Gerais da UPES, realizado no dia 05 de Setembro em Curitiba reuniu mais de 50 entidades municipais de todas as regiões do estado e aprovou data, local e regimento do 51º CONUPES!
 
Bancada Paranaense no CONEG da UBES é a segunda maior do Brasil.
A bancada de entidades municipais participantes do Conselho Nacional de Entidades Gerais da UBES ficou por 2 números como a segunda maior bancada do Brasil, perdendo apenas para a Paraiba. No conselho foi aprovado a data, local e regimento do 40º CONUBES.
 
ATUALIZADO DIA 15 DE SETEMBRO DE 2013